30 de set de 2008

LUTA X RENOVAÇÃO O QUE QUEREMOS INDICA PARA ONDE VAMOS



NOS DIAS 24 E 25 DO MÊS DE SETEMBRO DE 2008 A FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRESENCIOU A DEMOCRACIA ACONTECENDO DE FORMA PLENA NOS CORREDORES DESTE PRÉDIO, QUANDO UM GRUPO DE ESTUDANTES QUE FORMARAM UMA CHAPA POR SENTIR A NECESSIDADE DE TORNAR MAIS LIVRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE SUA BASE. ISSO FAVORECEU E PROVOCOU NOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA A OPORTUNIDADE DE PENSAR, ESCOLHER E VERIFICAR PROPOSTAS COMO “A CONSTRUÇÃO DE UM D.A MAIS PARTICIPATIVO E TRANSPARENTE” E “INTERMEDIAÇÃO D.A/FACED ENTRE OS CAMPOS DE ESTÁGIO E OS ESTUDANTES DO NOSSO CURSO, ENTRE OUTRAS PROPOSTAS” PODENDO COMPARAR ASSIM AS DUAS CHAPAS . FOI ATRAVÉS DOS DEBATES OCORRIDOS NO PÁTIO E NO AUDITÓRIO DA FACED QUE PUDEMOS VIVENCIAR CONCEITOS ESTUDADOS EM SALA, COMO DEMOCRACIA E POLÍTICA. A POLÍTICA ACONTECE COM ARGUMENTOS E CONTRA ARGUMENTOS E FOI ISSO QUE VIMOS, UMA CAMPANHA COM PERSPECTIVAS FUNDAMENTAIS, COM LUTAS SEM OFENSAS E UMA PREOCUPAÇÃO DE ENVOLVER TODOS OS ALUNOS NA DISCUSSÃO DAS PROPOSTAS E AÇÕES DA LUTA, UMA VEZ QUE “O QUE A TODOS CONCERNE POR TODOS DEVE SER DECIDIDO”. 
AO MESMO TEMPO QUE DOIS GRUPOS ESTÃO FAZENDO CAMPANHA, ESTÃO TAMBÉM FAZENDO HISTÓRIA POR QUE HISTÓRIA SE FAZ COM AÇÃO. ESTA AÇÃO CARACTERIZA-SE POR QUERER SER CONJUNTA, COMPARTILHADA, DIALÓGICA, DIALÉTICA E CONFRONTADORA. ISTO PROVA QUE AINDA EXISTE ESTUDANTES PREOCUPADOS EM REVOLUCIONAR DA MANEIRA CORRETA,OU SEJA, EM TRANSFORMAR O QUE NOS PARECE MUITAS VEZES SEM JEITO QUE É A EDUCAÇÃO. 
ESTA DINÂMICA DE ARGUMENTAÇÃO DEVEM NOS FAZER PENSAR NO QUE QUEREMOS REALMENTE PRA O NOSSO CURSO, PRA O NOSSO CURRÍCULO E PARA NOSSA FORMAÇÃO COMO PEDAGOGOS MILITANTES.TODOS QUE ASSISTIMOS ESTE MOVIMENTO SOMOS SUJEITOS HISTÓRICOS, NÃO PODENDO PORTANTO NOS OMITIR, POIS NOS OMITIR REPRESENTARIA UMA AÇÃO COVARDE E DESINTERESSADA QUE AFETA A NÓS MESMOS. ANALISEMOS CRITERIOSAMENTE TODAS AS PROPOSTAS, POIS ESTÁ CLARO QUE QUEM ESTA PROMETENDO MUDANÇA JÁ ESTÁ AGINDO, FAZENDO-A ACONTECER. 
INDEPENDENTE DE QUEM SAIA VENCEDOR NO FINAL A MAIOR VITÓRIA JÁ SE CONCRETIZOU, QUAL SEJA, DAR MARGEM A CIDADANIA, HISTÓRIA, AÇÃO, REVOLUÇÃO, POLÍTICA, DEMOCRACIA,ÉTICA, DIÁLOGO, LUTA, LIBERDADE E CHANCE DE MUDANÇA.
CAROLINA DE MELO E MARCOS LIMA
GRADUANDOS EM PEDAGOGIA PELA FACED – UFBA


Nenhum comentário: